O controle da qualidade em laboratórios clínicos é de fundamental importância na veracidade dos resultados obtidos. Sem um controle externo e interno o laboratório esta totalmente fora dos padrões sanitários da ANVISA. O LabClin vai trabalhar com dois controles externos para assegurar a qualidade. O primeiro é o PNCQ que averígua mensalmente a qualidade dos exames através de uma prova, ou seja, é enviada uma amostra ao laboratório com valores já estabelecidos, porém sem que o laboratório a conheça. Após as analise, os resultados obtidos é enviado ao PNCQ. Os valores são baseados na estatística de precisão e exatidão utilizando a mesma metodologia, e assim é estabelecido a qualidade do laboratório. Outro meio, é o controle externo próprio do laboratório, sendo opcional pela ANVISA, mas que o LabClin irá realizar para garantir ao cliente o máximo de confiabilidade.
Todos os laboratórios devem apresentar também um controle interno. O laboratório deve ter uma amostra (geralmente adquirida de empresas certificadas) que ele já conheça os resultados estabelecidos para verificar todos os dias durante o mês para certificar que a aparelhagem esta calibrada. Se o aparelho apresentar valores aceitáveis dentro do limite estabelecido na tabela que acompanha a amostra, então o mesmo esta pronto para a rotina diária dos pacientes na qual não se sabe o valor encontrado.
O método utilizado para o controle interno é chamado gráfico de Levey Jennings, que estabelece através de um gráfico, estatística e regras (Westgard), a confiabilidade dos resultados mensais. consequentemente se tudo esta dentro dos conformes no controle interno, no final ao realizar o controle externo do PNCQ a qualidade será mantida.
0 comentários :